MANDIC
SELO_MEC

Pós-Graduação e mentoria em Cannabis medicinal

CBD: Alternativa de tratamento para a Periodontite
11/09/2023

A periodontite é uma infecção bacteriana que afeta os tecidos, ligamentos e ossos que cercam e sustentam os dentes, conhecidos como periodonto. Esta condição representa uma etapa mais avançada da gengivite e uma vez diagnosticada, é considerada irreversível e tem o potencial de resultar na perda permanente de dentes. Portanto, seu tratamento requer intervenção médica ou odontológica.

A principal causa da periodontite é a placa bacteriana, uma película pegajosa que se forma constantemente nos dentes devido à presença de bactérias na boca. Quando a placa não é removida por meio da escovação e do uso do fio dental regular, as bactérias podem se multiplicar e se infiltrar sob a linha da gengiva. Isso desencadeia uma resposta inflamatória do sistema imunológico, resultando na inflamação das gengivas, conhecida como gengivite.

Os compostos ativos da Cannabis, por sua vez, surgem como uma abordagem promissora no combate à placa dental e para o tratamento da periodontite. Estudos demonstraram que o Canabidiol (CBD) e Canabigerol (CBG) possuem propriedades antimocrobianas, que são eficazes contra as bactérias associadas à formação da placa, podendo agir como inibidores de crescimento e adesão das bactérias às superfícies dentárias.

Sendo assim, os canabinoides abrem caminho para o desenvolvimento de novos produtos e terapias que complementem os métodos tradicionais de higiene bucal, revolucionando o tratamento de complicações como a periodontite e outras patologias odontológicas.

Essa informação foi útil para você?

0 / 5. 0

Facebook
Twitter
LinkedIn

Acompanhe o nosso blog e fique por dentro dos nossos eventos, ações e principais notícias dos setores que atuamos no mercado.

Categorias

Posts recentes