Com o avanço das pesquisas sobre o uso medicinal da Cannabis, agora os profissionais de saúde têm a oportunidade única de oferecer novos tratamentos aos seus pacientes. Confira cinco vantagens que separamos para você se inspirar e investir na prescrição desta nova abordagem terapêutica:
1 – Opção de tratamento adjuvante: Estudos comprovaram a eficácia da Cannabis no manejo da síndrome de Dravet e da síndrome de Lennox-Gastaut, formas graves de epilepsia refratária aos medicamentos tradicionais. Isso sugere que a planta pode ser uma opção para pacientes que não respondem aos métodos de tratamento convencionais.
2 – Melhoria da qualidade de vida: Diversas pesquisas têm evidenciado o potencial da Cannabis no gerenciamento da dor, do estresse, da ansiedade e de outras condições, sugerindo ser uma ferramenta valiosa para melhorar a qualidade de vida e promover o bem-estar geral dos pacientes.
3 – Menos efeitos colaterais: A Cannabis medicinal demonstra poucos efeitos adversos em comparação aos medicamentos convencionais, o que pode aumentar a tolerabilidade do tratamento para alguns pacientes. Vale ressaltar que o seu uso é fortemente sustentado e respaldado por evidências clínicas.
4 – Diversas formas de administração: Os produtos de Cannabis apresentam-se de diversas formas, como cápsulas, comprimidos, óleos, entre outros. Isso possibilita um tratamento mais personalizado, de acordo com as necessidades de cada paciente.
5 – Ciência em evolução: O uso da Cannabis medicinal tem crescido consideravelmente, abrindo espaço para profissionais interessados em capacitar-se em uma nova abordagem terapêutica. Isso não apenas amplia as opções de tratamento disponíveis para os pacientes, mas também oferece uma oportunidade de destaque profissional nesta área em expansão.
Embora a prescrição da Cannabis medicinal englobe diversas vantagens, tanto para o beneficiário dessa abordagem terapêutica, quanto para o profissional que a prescreve, é necessário possuir o prévio conhecimento sobre a planta, seu mecanismo de ação, possíveis efeitos adversos e outros aspectos para a prescrição segura e eficaz.
O ensino sobre Cannabis ainda não é comum na grade curricular dos tradicionais cursos de medicina no país. Além disso, são escassos os cursos de excelência e qualidade voltados para essa área. No entanto, a Vigo Academy, oferece programas de educação continuada na planta. Dessa forma, os profissionais podem capacitar-se em uma nova abordagem terapêutica e atender à crescente demanda por esse tipo de tratamento.
Essa informação foi útil para você?
0 / 5. 0