As condições bucais exercem um impacto significativo na saúde e no bem-estar geral, englobando problemas comuns como cáries, gengivite, doenças gengivais e sensibilidade nos dentes. Diante dessa realidade, há uma busca crescente por novas formas de tratar essas condições, e a Cannabis para tratamentos bucais está emergindo como uma abordagem terapêutica promissora.
Os compostos da Cannabis já têm sido utilizados para tratar diversas condições e demonstraram potencial também no contexto das doenças bucais e dentárias. O CBD (Canabidiol) é um conhecido agente com propriedades anti-inflamatórias, analgésicas e ansiolíticas, características que podem ser úteis no tratamento de condições como a periodontite e controle de biofilme.
Além do CBD, outros componentes secundários da planta, como os terpenos e flavonoides também compartilham propriedades similares as do composto, evidenciando a possibilidade de aplicações nos tratamentos bucais. A utilização da Cannabis para tratamentos bucais tem se mostrado promissora no tratamento de condições como bruxismo, distúrbio temporomandibular (DTM) e ansiedade odontológica.
Atualmente, na Odontologia, os canabinoides são predominantemente empregados em produtos como cápsulas, comprimidos, óleos, cremes dentais, sprays orais e enxaguantes bucais. Eles são amplamente utilizados como analgésicos para aliviar dores dentárias e gengivais, além de desempenharem um papel como agentes antissépticos e antimicrobianos, contribuindo para a manutenção da higiene bucal.
O potencial terapêutico dos compostos da planta ainda é um campo em constante evolução e pesquisas contínuas reforçam a possibilidade de novos horizontes nos tratamentos odontológicos e terapias à base de canabinoides. À medida que os estudos continuam a desvendar e compreender melhor as aplicações clínicas da Cannabis para tratamentos bucais, é possível que surjam novas opções de produtos e tratamentos, ampliando ainda mais o leque terapêutico disponível na Odontologia.
Embora a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) tenha autorizado o uso da Cannabis medicinal desde 2015, apenas uma pequena porcentagem de dentistas a prescreve. Sendo assim, a Vigo Academy oferece cursos especializados para capacitar esses profissionais, fornecendo o conhecimento necessário para se tornarem prescritores de Cannabis para tratamentos bucais. Dessa forma, poderão aplicar os compostos ativos da planta com segurança e eficácia em tratamentos odontológicos, buscando melhorar a qualidade de vida de seus pacientes.
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA:
Lowe H, Toyang N, Steele B, Bryant J, Ngwa W, Nedamat K. The Current and Potential Application of Medicinal Cannabis Products in Dentistry. Dent J (Basel). 2021 Sep 10;9(9):106. doi: 10.3390/dj9090106. PMID: 34562980; PMCID: PMC8466648.
Link disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/34562980/
Essa informação foi útil para você?
0 / 5. 0