O uso terapêutico da Cannabis no campo da Odontologia tem demonstrado benefícios no tratamento de condições como dor, inflamação e ansiedade em pacientes submetidos a procedimentos odontológicos. No entanto, é fundamental que os Cirurgiões-Dentistas se qualifiquem e sigam as regulamentações pertinentes para poderem prescrever medicamentos à base de canabinoides.
Antes de mais nada, para se tornar um Dentista prescritor de Cannabis, é necessário ser um Cirurgião-Dentista formado, além de estar em conformidade com o CFO (Conselho Federal de Odontologia) e outros órgãos e entidades que regulamentam o exercício da profissão no país.
Porém, possuir formação na área é apenas um dos requisitos para começar a prescrever tratamentos à base dos compostos ativos da planta. Para atuar na prescrição de Cannabis medicinal, é preciso adquirir conhecimento sobre o uso medicinal da planta e suas aplicações clínicas no contexto odontológico.
No Brasil, desde que a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) autorizou em caráter de excepcionalidade produtos à base de Cannabis, Cirurgiões-Dentistas estão habilitados a prescreverem tratamentos com canabinoides para os seus pacientes. No entanto, apenas uma pequena porcentagem destes profissionais prescrevem a substância no país.
Dessa forma, a Vigo Academy oferece cursos que capacitam Cirurgiões-Dentistas que desejam obter a qualificação e o conhecimento necessário para se tornarem prescritores de Cannabis medicinal, fornecendo a educação e treinamento precisos para aplicar o uso dos compostos ativos da planta com segurança e eficácia em tratamentos odontológicos.
Essa informação foi útil para você?
0 / 5. 0