MANDIC
SELO_MEC

Pós-Graduação e mentoria em Cannabis medicinal

O que todo dentista precisa saber sobre Cannabis?
11/12/2023

A utilização terapêutica da Cannabis sativa L. emprega compostos ativos da planta para tratar diversas condições médicas. Essa abordagem visa aliviar sintomas e melhorar a qualidade de vida de pacientes com várias patologias.

No campo odontológico, a aplicação terapêutica da Cannabis demonstrou benefícios no tratamento de dores dentárias, periodontite, disfunção temporomandibular (DTM), bruxismo, ansiedade associada a procedimentos odontológicos e outras condições. Entretanto, é essencial que os cirurgiões-dentistas interessados em se tornarem prescritores no uso terapêutico da planta estejam cientes de certos aspectos importantes. Confira alguns deles:

Eficácia e segurança:

A aplicação da Cannabis e seus componentes em tratamentos odontológicos é respaldada por evidências clínicas, sugerindo ser bem tolerada e segura no manejo de diversas patologias e pesquisas constantes reforçam a eficácia e o potencial terapêutico da planta no gerenciamento de inúmeras condições, inclusive aquelas que afetam a saúde bucal.

Efeitos colaterais:

Os produtos derivados de Cannabis também podem apresentar efeitos colaterais, porém costumam ser menores e menos graves em comparação às opções alopáticas convencionais. O dentista responsável pela aplicação pode ajustar a dosagem conforme a necessidade do paciente, visando maior tolerância no tratamento com os compostos da planta.

Aspectos legais:

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) regulamenta o uso da Cannabis para fins medicinais no país desde 2015 e atualmente existem 2 RDCs vigentes, uma pra venda de produtos na farmácia e outra para importação.

A RDC 327 que regulamenta a produção nacional e venda em farmácias foi promulgada em 2019, e a RDC 660 está em sua 4ª atualização e amplia os usos e prescrição de produtos derivados da planta, inclusive por cirurgiões dentistas.

Vantagem significativa:

Conforme mencionado anteriormente, a Cannabis como uma abordagem terapêutica é um campo em ascensão e também uma alternativa moderna para proporcionar tratamentos que promovam ainda mais qualidade e bem-estar de vida. No entanto, ainda é pouco o número de dentistas que prescrevem os compostos no País.

De acordo com dados do Conselho Federal de Odontologia (CFO), o Brasil possui atualmente 372.753 cirurgiões-dentistas, e estima-se que uma porcentagem bem menor desse número total prescreva a Cannabis medicinal. Dessa forma, investir na qualificação para se tornar um profissional prescritor pode ser uma vantagem significativa para aqueles que desejam se destacar em sua área de atuação e oferecer um cuidado mais amplo e inovador aos seus pacientes.

Como se tornar um dentista prescritor de Cannabis?

Para ser um dentista prescritor, é necessário ter registro ativo no conselho de classe (CRO). Contudo, esses são requisitos iniciais. Para prescrever tratamentos com os compostos da planta, é indispensável adquirir conhecimento sobre os usos medicinais no contexto odontológico.

A Vigo Academy oferece cursos que capacitam cirurgiões-dentistas interessados em se tornar prescritores de Cannabis medicinal, fornecendo a educação e o treinamento necessários para aplicar os compostos ativos da planta com segurança e eficácia em tratamentos odontológicos.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

Amin MR, Ali DW. Pharmacology of Medical Cannabis. Adv Exp Med Biol. 2019;1162:151-165. doi: 10.1007/978-3-030-21737-2_8. PMID: 31332738.

Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/31332738/

Cohen K, Weizman A, Weinstein A. Positive and Negative Effects of Cannabis and Cannabinoids on Health. Clin Pharmacol Ther. 2019 May;105(5):1139-1147. doi: 10.1002/cpt.1381. Epub 2019 Mar 12. PMID: 30703255.

Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/30703255/

KREPP, Anitta. Dentistas passam a usar cannabis em tratamentos; veja quais são os usos na odontologia. UOL. 30 de nov. de 2022.

Disponível em: https://www.terra.com.br/vida-e-estilo/saude/dentistas-passam-a-usar-cannabis-em-tratamentos-veja-quais-sao-os-usos-na odontologia,f9fd6e36d2552e4ef2069af62be56495t3yz3a0e.html

Essa informação foi útil para você?

0 / 5. 0

Facebook
Twitter
LinkedIn

Acompanhe o nosso blog e fique por dentro dos nossos eventos, ações e principais notícias dos setores que atuamos no mercado.

Categorias

Posts recentes